A profa. Sandra Zákia, da Universidade de São Paulo, sobre Avaliação educacional: alguns aportes, de sua autoria, com as seguintes questões para debate no fórum:


1 - Nas escolas em que vocês atuam, a aprovação/ reprovação de alunos tem se apresentado como principal finalidade da avaliação da aprendizagem? Se sim, diante dos argumentos apresentados pelos autores, que implicações isso traz para os processos de ensino e de aprendizagem? Se não, apresente e discuta a que finalidades a avaliação da aprendizagem tem servido?
 
2 - Como a escola tem lidado, por um lado, com uma concepção de avaliação que visa o acompanhamento e estímulo ao desenvolvimento dos alunos, tendo em conta as diferenças individuais e mesmo de origem de classe social e, por outro lado, com a avaliação externa que dá centralidade à mensuração de desempenho dos alunos em testes, definindo padrões a serem atendidos pelos alunos em determinada etapa de escolarização?

Comentários

  1. A escola trabalha as avaliações internas de modo semelhante às externas com o intuito de preparar os alunos para desenvolver a aprendizagem e desenvolver habilidades exigidas pelas avaliações externas (ENEM, SPAECE)

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  2. 1.Não.Ela serve para diagnosticar o desempenho dos alunos, se estes estão aptos a estarem a nível de turma em que estão inseridos. Com isso a escoLa passa a ter um suporte para trabalhar as dificuldades apresentadas pelos alunos durante o ano letivo.

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  3. Maylson Medeiros.
    Não. As avaliações permeiam e também preparam para as demais avaliações externas (SPAECE E ENEM). Embora sendo classificatório assume-se a idéia de seguir um padrão nacional de avaliação. Na escola: de 0 a 10, e no final de ano é classificado com o objetivo é passar de ano. Nas avaliações externas é classificado com notas suficientes para ingressar no ensnio superior. Mais a escola de forma agregada busca principalmente a boa aprendizagem.

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  4. Nao. A escola visa a aprendizagem do aluno, esse e o objetivo principal da mesma.A escola trabalha para que os alunos possam desenvolver competencias e habilidades , para que isso aconteça com sucesso o professor deve traçar estrategias metodologicas, que venham favorecer todos os participantes de aprendizagem satisfatoria.(docente e discente.)

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  5. Creuziane Gomes
    Nâo. A avaliação funciona como uma forma de analisar o conhecimento dos alunos diagnosticando suas dificuldades, para assim podermos traçar estrategias metodológicas que possam favorecer a aprendizagem tornando-a significativa para o corpo docente e discente.

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  6. Maylson Medeiros.
    Os professores trabalham com objetivo principal de uma boa aprendizagem, avaliando de maneira descentralizada, não ignorando os demais tipos de valiação, e sim buscando uma nova concepção de avaliação ainda não nomeada, mais sempre de olho na vivências, na evolução, no interesse e tambem na motivação dos alunos para novos desafios e desempenho na execução dos mesmo. De forma conjunta procura-se tambem preparar os alunos para vestibulares e exames nacionais.

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  7. Evanda Quinto

    A escola tem como foco principal trabalhar todos tipos de avaliação, mas com a finalidades que o aluno desenvolva durante o ano letivo competemcias e habilidades que venha favorecer nas avaliações externas e internas, pois as mesmas são trabalhadas contextualizadas para que possa facilitar a aprendizagem do educando.

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  8. Creuziane Gomes
    A escola trabalha com formas diversificadas de avaliação que favoreçam o desenvolvimento de habilidades e competencias dos discentes, preparando-os para as avaliações internas e externas.

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  9. Ana Suely
    A minha escola não visa exclusivamente a aprovação quando se faz suas avaliações.Sua preocupação é acompanhar a evolução de aprendizagem de seus alunos.A prova disso é que as nossas avaliações acontecem a cada bimestre.

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  10. Jucicleide - Não . A escola busca trabalhar com avaliações diagnósticas , simulados ,para desenvolver competências e habilidades preparando assim seus educandos para as avaliações externas e internas .

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  11. Anilton
    Não. Na escola que trabalho, trabalhamos com varios tipos de avaliações, as mensães internas e as semestrais externas, mas com a finalidades que o aluno desenvolva durante o ano letivo competencias e habilidades que venha favorecer ao seu aprendizado de forma sartifatória, pois as mesmas são trabalhadas contextualizadas para que possa facilitar a aprendizagem dos mesmo.

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  12. Não . Pois a escola trabalha com avaliações diagnósticas semestralmente , são realizadas intervenções a partir delas visando a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos. Os estudantes também são avaliadas pelas próprias produções através de trabalhos individuais e em grupos em todas as disciplinas ,onde se pode perceber o desenvolvimento de muitas habilidades dos mesmos.Também são realizadas avaliações escritas, bimestralmente contendo questões objetivas e subjetivas buscando assim proporcionar uma verdadeira aprendizagem. Os problemas de aprendizagem são discutidos com todos os professores, os rendimentos são analisados e nos planejamentos são orientadas ações para a superação das dificuldades tanto do corpo docente quanto discente. Por tudo isso, acredito não trabalharmos com o intuito apenas de aprovar ou reprovar .
    Lauriza Santos

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  13. Jucicleide - A escola tem como objetivo principal a aprendizagem de seus educandos , busca avaliar o aluno como um todo ,proporcionando -- lhes aulas diversificadas e inovadoras .

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  14. Ana Suely
    As avaliações internas são elaboradas, na maioria das vezes, respeitando as diretrizes, analisando as competências e habilidades da aprendizagem. Espelha-se nas avaliações externas, procurando elaborar as questões de acordo com as que são apresentadas pelas avaliações do ENEM e do SPAECE.

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  15. Anilton
    A escola vem trabalhando as avaliações internas sempre com o cuidade de antes de serem aplicadas pelo professor, passar por um processo avaliativo feito pela coodernação pedagógicade. Dessa maneira as avaliações internas são trabalhadas de modo semelhante às externas com o intuito de preparar os alunos para desenvolver competências e habilidades exigidas pelas avaliações externas.

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  16. Anilton
    A escola vem trabalhando as avaliações internas sempre com o cuidade de antes de serem aplicadas pelo professor, passar por um processo avaliativo feito pela coodernação pedagógicade. Dessa maneira as avaliações internas são trabalhadas de modo semelhante às externas com o intuito de preparar os alunos para desenvolver competências e habilidades exigidas pelas avaliações externas.

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  17. Rita Mara
    Não. Acredito que a avaliação na escola tem ocupado um espaço muito significativo no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, uma vez que são vivenciadas inúmeras práticas pedagógicas que proporcionam aos seus alunos a busca de novos saberes, ou seja, a escola orienta, acompanha e a medida em que o processo acontece, é possivel perceber as dificuldades bem como os avanços. Vale resaltar que, a escola tem trabalho também com acompanhamento escolar__Reforço_ a partir dos resultaos encontrados após a realização de provas externas e até mesmos a partir da observação contínua realizada pelos professores.
    A avaliação faz necessária sim, dentro das instituíçoes de ensino, mas isso não deve ser o "carro chefe" da escola. Enquanto professores, precisamos de maneira imediata deixarmos de apontar quem é o aluno bom( aquele que tem notas boas o tempo todo, e em todas as disciplinas) e comerçarmos a olhar a dificuldades daqueles que apresentam rendimento insignificativo. Penso que já é tempo de trabalharmos habilidades dos alunos sem "aquele" intuíto de reprovar ou aprovar. Faz necessário valorizar cada avanço e rever práticas e até mesmo currículo.

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  18. Inicialmente trabalhando com os professores numa perspectiva de subsidiá-lo em sua prática tanto de atuação em sala, quanto no processo de avaliação, através de formações continuadas , orientações constantes nos planejamentos com suporte técnico pedagógico focado no desenvolvimento de competencias e habilidades dos estudantes com olhar e ações voltados para um bom ensino, visando também atender os descritores de aprendizagem desde semana pedagógica.O acompanhamento do desenvolvimento dos alunos é realizado a partir da visita em sala ( acompanhamento pedagógico), através da avaliação diagnóstica, e intervenções posteriores com a colaboração dos professores lotados na Biblioteca da escola com projeto de reforço escolar , Buscamos sempre a colaboração dos pais , através de reuniões bimestrais para divulgação dos resultados de aprendizagem de cada período e contamos com a colaboração dos professores que atuam no Projeto diretor de Turma e com professores do Núcleo de Pesquisa e Práticas Sociais, al´em disso buscamos incentivá-los com palavras de entusiamo e motivação.
    Lauriza Santos.

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  19. Rosane. Não. A escola tem como principal objetivo o aprendizado do aluno. A escola trabalha com vários tipos de avaliações que favoreçam as competências e habilidades dos alunos.

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