Trabalho de pesquisa.



1 1. O que as imagens obtidas revelam? Qual a visão predominante do trabalho na sociedade? E entre os alunos de Ensino Médio?

22. O que significa incorporar o trabalho como princípio educativo no currículo?

3. O quanto nossa prática docente inibe ou estimula a investigação na escola nos currículos que construímos e vivemos?

4 4. Ensinar e aprender pela pesquisa favorece o protagonismo juvenil e a autonomia docente? Por quê?

Comentários

  1. Rubens Travassos - 1
    O que vejo do trabalho na sociedade alem de nos proporcionarem manutenções e aquisições, tem a visao esmagadora da produção. No ensino medio, tenho visto que representa para os jovens inicialmente, uma certa independencia dos pais, e em seguida a iniciação de uma carreira profissional.

    ResponderExcluir
  2. Rubens Travassos - 2
    Posso usar o trabalho para crescimento proprio, usando-o na visao de trabalho em equipe, como superaçoes pessoais. E principalmente ver o trabalho como uma coisa chata a se fazer, mas buscar satisfações.

    ResponderExcluir
  3. ANA PAULA ALMEIDA SANTOS
    1.As imagens transmitem a idéia de que o ser humano está em busca constante de transformação e luta todos os dias para manter-se em um trabalho e consequentemente conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Contudo muitas pessoas ainda sentem-se desencorajadas em irem a luta pois o mercado de trabalho cobra uma boa qualificação de seus trabalhadores. Já os alunos do Ensino Médio buscam adquirir essa qualificação ainda na escola e os que se sobressaem bem cetamente obtiverão sucesso em suas escolhas fora da escola.
    2.Acredito que as escolas estão preocupadas e dedicadas em preparar seus educandos para o mercado de trabalho, com isso proporcionam aos mesmos essa vivencia para que ao deparar-se com a realidade não venham a sentir tantas dificuldades de adaptação.

    ResponderExcluir
  4. Rubens Travassos - 3
    Para mim, deve-se promover um momento de auto investigação dos alunos, para melhorescolha de uma atividade que proporcione satisfação ao realiza-la diariamente. Mas este momento, essa busca tem que ser prazerosa

    ResponderExcluir
  5. BRÍGIDA RAQUEL ALMEIDA LIMA.
    1.As imagens revelam a busca constante das pessoas pela garantia de um trabalho digno, podemos perceber também o compromisso e a dedicação que devemos ter com os nossos trabalhos para que os mesmos não tornem-se um meio de saturação e sim de satisfação com a realização do mesmo. A visão predominante do trabalho na sociedade é de um ser qualificado, responsavel para com o desenvolvimento do mesmo, um meio que podemos ter como garantia no mercado de trabalho. A visão dos nossos alunos a respeito do trabalho é algo voltado para seu futuro, conquista de espaço na sociedade e no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Rubens Travassos - 4
    Quando os alunos descobrem o quanto eles são capazes, e na verdade não se exploram, e motivante presenciar esses momentos. E quando percebem que essas pequenas experiencias na escola, podem e devem ser levadas e melhoradas pelo resto de suas vidas, e recompensador.

    ResponderExcluir
  7. BRÍGIDA RAQUEL ALMEIDA LIMA.
    2.Mostrar que é algo essencial para nós enquanto ser humano, e que devemos perceber a importância do mesmo dentro da própria escola enquanto estamos adquirindo conhecimento,eis o motivo pelo o qual devemos incorporá-lo dentro dos nossos currículos.

    ResponderExcluir
  8. Ana Paula Almeida Santos
    3.Um bom professor não inibe seus educandos e sim os estimula a serem autores de seus conhecimentos, oara isso o curriculo escolar deve estar atrelado a vivencia de ambos, para que juntos os conhecimentos sejam construidos e colocados em prática de forma satisfatória, tornamdo assim algo significativo para sua vida.
    4.Certamente a prático com projetos de pesquisa fortalece a autonomia docente pois é a apartir de seus conceitos suas descobertas que o educando irá perceber o quanto eís capaz de direcionar algo, conhecer e colocar em prática, fazendo assim a diferença no meio em que o cerca.

    ResponderExcluir
  9. BRÍGIDA RAQUEL ALMEIDA LIMA.
    A nossa pratica enquanto docente deve fortalecer e estimular os crescimentos nos nossos currículos enquanto estamos no processo de ensino aprendizagem,pois é a garantia que temos das nossas praticas de trabalho.

    ResponderExcluir
  10. BRÍGIDA RAQUEL AMEIDA LIMA.
    Sim pois através dessa pratica é que os nossos alunos tornam-se procuradores do conhecimento, investigadores da resolução do problema em questão, e apartir disso tornam-se autonomos para repassar o conhecimento adquirido e isso forma a sua bagem do conhecimento.

    ResponderExcluir
  11. IVANIRA FERNANDES
    2.Mostrar que é algo importante para nós,enquanto ser humano e que devemos perceber essa prática dentro da própria escola,enquanto estamos adquirindo conhecimento,por este motivo devemos incorporá-lo dentro do nosso currículo.

    ResponderExcluir
  12. Anilton.
    3. O quanto nossa prática docente inibe ou estimula a investigação na escola nos currículos que construímos e vivemos?

    Na minha opinião deve-se promover um momento de auto investigação dos alunos, para melhorar as escolhas de uma atividade que proporcione satisfação ao realiza-la diariamente. Mas este momento, essa busca tem que ser atraente para o aluno e para a sociedade.

    ResponderExcluir
  13. Maria Iracilda
    Q.-1-Os avanços e satisfação adqueridos atraves do trabalho. O que trabalho pode ser encarado como os tipos de trabalhos que queremos e buscarmos não só atraves de nossos esforços mais atraves das oportunidades.
    O aluno através de sua concepção pode perceber o quanto os profissionais podem lhes ajudar como contribuinte da formação para qual busca adquerir na escola, mas depende de ambas partes o seu desenvolvimento .

    ResponderExcluir
  14. Anilton
    2. O que significa incorporar o trabalho como princípio educativo no currículo?

    Concientizar o quanto a importancia para nós,enquanto seres humanos e educadores e que devemos perceber essa prática dentro da própria escola,enquanto estamos adquirindo conhecimento,desde ja devemos incorporá-lo dentro do nosso currículo, para que os jovnes cresçam sabedores da importancia do trabalho e que só será possivel adquirir um bom trabalho dedicando-se aos estudos.

    ResponderExcluir
  15. Jucicleide 4 : Precisamos fazer de nossos alunos protagonistas de sua aprendizagem , colocando situações que os levem a pesquisar e elaborar seu pensamento diante do que é proposto na escola e vivência na sociedade .

    ResponderExcluir
  16. Ana Suely
    1. O que as imagens obtidas revelam? Qual a visão predominante do trabalho na sociedade? E entre os alunos de Ensino Médio?

    As imagens revelam que, constantemente, estamos correndo contra o tempo. Não há como desenvolvermos um trabalho eficaz se não tivermos tempo suficiente para isso. Sei que algumas pessoas têm tempo, mas não se acham capazes para realizar um bom trabalho. Muitas vezes, não se empenham.
    O trabalho, na maioria das vezes, é visto como uma atividade de grande tortura. Isso é bastante nítido na nossa sociedade. Muitos se queixam quando chega a hora de se deslocarem de casa para irem ao trabalho. Dizem: "Agora chegou a hora de ir pra luta". Meu Deus! Fico indignada quando escuto isso. Amo meu trabalho e meus alunos. Adoro quando consigo dar uma aula em que percebo a motivação dos alunos.
    Quanto aos alunos de Ensino Médio, muitos vêm o trabalho somente como um meio que irá realizar seus desejos materiais. Alguns,querem conseguir um trabalho de forma mais rápida, pois não desejam esperar e nem enfrentar um vestibular. Acham que é tempo demais par conseguir o que querem.


    4 4. Ensinar e aprender pela pesquisa favorece o protagonismo juvenil e a autonomia docente? Por quê?
    Sim. Através de uma pesquisa bem orientada, os alunos podem se sentir motivados a desenvolver projetos de relevância social , tendo uma participação positiva e importante dentro da sociedade a qual ele vive. Dessa forma, ele se sentira cada vez mais mais capaz de lutar não só pelos seus interesses pessoais, mas também pelos interesses da sociedade.

    ResponderExcluir
  17. Maria Iracilda
    03- O curriculo escolar que a escola oferece ainda nos ajuda ater uma postura conteudistas porisso os educados acham que estamos levando apenas mais uma combraça para sala de aula, ainda não despertaram para real importância do curiculo escolar, como parte de vida escolar, achando que seguir o curriculo que algo muito forçado para eles, causando certa inibição. mas os professores sempre procuram estimularem pois sabemos que sem eles não teremos função na escola.

    ResponderExcluir
  18. Jucicleide 3 :Nós educadores sabemos da importância de estarmos investigando e pesquisando para melhorar nossas práticas pedagógicas e ao mesmo tempo levando nosso alunos a pesquisar para ficarem mais informados e preparados e assim obter melhor o conhecimento .

    ResponderExcluir
  19. Rita Maria 1. A partir das imagens nota-se o quanto o ser humano, mas precisamente aquele mais jovem busca o alcance de expectativas no decorrer de sua vida.Seja na família, na escola, etc, contudo ele busca também o aperfeiçoamento no que diz respeito ao mundo do trabalho. O momento das descobertas ao estudar, pesquisar leva os jovens do ensino médio principalmente, a exergarem um futuro mais promissor, ou seja, querem ganhar independencia financeira, conseguirem status, aquisição de coisas(objetos ) que de alguma forma os tornariam pessoas "libertas e felizes". A visão que se tem do trabalho na sociedade em geral é voltada para os aspectos ligados à condições, o ter, à sobrevivencia. tais elementos são revelados ao passo que nos dispomos a assumir responsabilidades.
    " O trabalho dignifica o homem" mas o homem precisa ser digno para decidir que função ele pode desempenhar para que o trabalho não seja apenas um "passa tempo" ou seu "ganha pão". A sociedade necessita de pessoas que gostem do que fazem. Quanto aos jovens do ensino médio, iniciantes no mercado de trabalho devem ser inseridos numa política de formação para o trabalho, que passem por testes de vocação, que eles tenham consciencia de suas escolhas, que não sejam meros "funcionários", mas que eles sejam trabalhadores.

    ResponderExcluir
  20. Q2- Rosane O professor não inibe seus alunos e se estimula a colocar em pática seus conhecimentos através de suas investigações tornando assim algo satisfatório para sua vivência.

    ResponderExcluir
  21. Rita Maria 2. Como professor e como instituíção educativa nos é cabivel constatemente desempenhar um papel de colaboradores dos jovens inseridos no ensino médio. penso que o tempo certo é este, onde ele consegue ter contato com diferentes ferramentas . Por isso faz necessario prepará-los para o mundo do trabalho independente de currpículo, mas contemplar sempre que achar necessário. Preparação é fundamental e aprimorar isso dentro do curriculo é primordial.

    ResponderExcluir
  22. EVANDA QUINTO
    3º QUESTÃO.O quanto nossa prática docente inibe ou estimula a investigação na escola nos currículos que construímos e vivemos?
    O professor não inibe e sim, estimula o aluno no momento em que o mesmo realiza uma atividade desafiadora para que o aluno possa buscar a resolução dessa atividade favorecendo sua aprendizagem.

    ResponderExcluir
  23. 4ª questão.Ensinar e aprender pela pesquisa favorece o protagonismo juvenil e a autonomia docente? Por quê?
    Sim. porque uma pesquisa bem orientada favorece não só a busca pela a pesquisa de um determinado assunto, mas sim, aprendizagem de conhecimentos e até levando o aluno a ter perspectivas de vida para ingressar em uma faculdade.

    ResponderExcluir
  24. Marcos pedro. q 3. O quanto nossa prática docente inibe ou estimula a investigação na escola nos currículos que construímos e vivemos?
    nossa prática deve ser desafiadora, inovadora e que proporcione ao aluno momentos em que ele se sinta desafiado, insultado, caso isso não aconteça, não haverá estimulação a investigação discente.

    ResponderExcluir
  25. Ila Gomes
    3. O quanto nossa prática docente inibe ou estimula a investigação na escola nos currículos que construímos e vivemos?

    a nossa prática,é muito importante no sentido.de estimular os nossos educandos no dia a dia,responsabilizando lhe pelos seus compromissos de exercer o seu papel de cidadania,na construção de uma sociedade melhor.

    ResponderExcluir
  26. Marcos Pedro.
    Q4- 4. Ensinar e aprender pela pesquisa favorece o protagonismo juvenil e a autonomia docente? Por quê?
    Certamente. Pois a pesquisa é um fator preponderante no ato de aprender e de ensinar, é através dela que descobrimos, tiramos duvidas, questionamos resultados e em fim APRENDEMOS;

    ResponderExcluir
  27. iLA GOMES
    4. Ensinar e aprender pela pesquisa favorece o protagonismo juvenil e a autonomia docente? Por quê?
    O conhecimento acontece através de grupos de estudos orientados,intercalando ações voltadas para a formação dos nossos jovens,criando vínculos de práticas educativas,em relação a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  28. Dayana de P.Souza
    1. As imagens nos mostra a importância da reciclagem constante pois vivemos em um mundo capitalista onde o papel (diploma) vale mais que a experiência profissional.Ainda presenciamos muitos alunos sem perspectivas de escolha profissional .

    ResponderExcluir
  29. Dayana de P.Souza
    4. A pesquisa leva o aluno a buscar o conhecimento através da pesquisa. O papel do professor é instigar o aluno a buscar o conhecimento além das fronteiras construindo um futuro promissor .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Prática e Vivência na matemática!