II ENCONTRO CURRÍCULO NO ENSINO MÉDIO E JUVENTUDES
Gestão participativa e protagonismo juvenil e docente com estudo de texto e debate neste fórum.
A profa. Ana Tereza Brandão, diretora de Projetos Educacionais da
AIC (Associação Imagem Comunitária) indicou o texto para leitura Gestão democrática e participação
na escola pública popular, de autoria de Maria Célia Borges Dalberio, e
as seguintes questões para debate:
1-Entendendo a escola como uma comunidade de aprendizagem, como você percebe a participação de cada grupo de atores no
cotidiano escolar (alunos, professores, direção, administração,
família, serviços gerais, vizinhança, etc)? Em que momentos e como se dá
a participação de cada um destes grupos?
Existem espaços de representação ou participação destes grupos na gestão escolar? Quais?
2-A
visibilidade e as práticas comunicativas são determinantes para a
construção de espaços democráticos. Quais são os espaços e meios de
comunicação utilizados na sua escola? Como são feitos os comunicados
oficiais em sua escola? Como circulam as informações administrativas no
espaço escolar? A comunidade escolar tem acesso a informações/registros
sobre os processos de decisão administrativa/pedagógica/institucional em
sua escola? Quais?
3-Existem regras de convivência na sua escola? Essas regras constam de algum documento? Como estas regras foram definidas? Elas são
revistas periodicamente? Em sua percepção, estas regras são respeitadas
por todos, considerando inclusive professores e direção?
4- Na
convivência cotidiana, é comum ocorrerem conflitos e dissensos. Quais
os conflitos mais comuns em sua escola e como eles são
encaminhados? Qual é a participação dos diferentes atores do espaço
escolar no encaminhamento desses conflitos? Como você analisa estes
conflitos?
Como
você lida com os conflitos que aparecem em sua sala de aula? É possível
aproveitar situações de conflito para o aprendizado dos alunos?
5- Você já atuou em algum cargo de gestão? Se sim, quais aprendizados você desenvolveu? Você
concorda que o professor é um gestor dos processos de produção de
conhecimentos? Em caso positivo, quais são as habilidades, competências e
responsabilidades requeridas para esse papel?
6-O
Planejamento e as avaliações são momentos ricos para reflexão sobre
nossas práticas, e etapas fundamentais para uma boa gestão. Em sua
escola, os planejamentos das atividades pedagógicas são coletivos? Como
são feitos os planejamentos de reuniões, festas, e eventos na escola?
Como são feitas as avaliações destas atividades? Como você planeja as
suas aulas? Você já teve alguma experiência de planejamento com seus
alunos?
Estas são questões para reflexão e, portanto, não necessitam de respostas a todas elas.
Bom estudo e ótimo debate!
resposta 03 - Rubens Travassos
ResponderExcluirExiste sim, o regimento escolar, onde suas regras foram criadas por diretores , coordenadores e professores e conselho escolar, que tem em sua composição represententes de pais, alunos e funcionários.
Resposta 06 - Rubens Travassos
ResponderExcluirNa escola que trabalho ( EEM Tome Gomes - Paramoti - Ce), os planejamentos pedagogicos e de eventos , seja ele qual for e sempre feito de forma coletiva. E no planejamento de minhas aulas, tem a particopação dos alunos de forma oral, onde peço sua participação, porque o objetivo final e faze-lo ter a experiencia somada.
Resposta 1 Jackson Rocha
ResponderExcluirTodos os grupos desempenham papel importante na escola, núcleo gestor, professores, comunidade etc, onde cada grupo pode expor seu ponto de vista e as decisões são tomadas em conjunto, podemos citar também os encontros e reuniões que são realizados periodicamentes como forma de interação entre os grupos que compõem a comunidade escolar.
3-(Iracilda Araújo)
ResponderExcluirA escola sempre busca manter as regras da escola, tras para nós informações sobre as mesmas e exclarece para os alunos e comunidade, traçamos como deve ser melhor não só para escola para todos que convivem na instituição.
6 - (Itelvan Gomes)
ResponderExcluirOs nossos momento de planejamento é um momento muito rico é feito por área sendo de forma coletiva, onde podemos trocar experiencias com nossos colegas. Em momento de planejar alguma reunião ou evento na escola o núcleo gestor chamam a todos para uma conversa e assim decidimos no coletivo. Planejo minhas aulas voltados para a realidade de meus alunos, tentando sempre levar algo novo para minha turma e fazendo com que eles se interessam mais pelos estudos, dando sempre minhas palavras de afeto.
6(Elizângela)São coletivas ora por área ora todas juntas,dessa forma são vistos os pontos positivos e negativos para que possamos mellhorar nossas práticas em sala.Cada professor expõem suas experiências,introduzimos o que é repassado em sala para verificarmos se tais práticas são validas.Sim já planejei com alunos dando ideias e foi bastante proveitoso.
ResponderExcluirEVANDA QUINTO.
ResponderExcluir03.Sim.Regimento escolar. Através de assembleias com participantes de cada seguimento existencia na escola. Nem sempre.Com certeza por todos que fazer parte da escola.
Ivanira Fernandes
ResponderExcluirSim.O regimento escolar.Foi realizado atraves de reunioes com participantes de cada seguimento existente na escola.nem sempre.Sim por todos que fazem parte da mesma.
EVANDA QUINTO.
ResponderExcluirSÃO RICOS E PROVEITOSOS POIS EXISTE UMA TROCA DE EXPERIENCIAS,ENTRE TODAS AS DISCIPLINAS.AS AVALIAÇÕES SÃO REALIZADAS DE ACORDO COM AS EXIGENCIAS DA SEDUC.O PLANO DE AULA E RELACIONADO COM A REALIDADE DA TURMA NA QUAL VOU MINISTRAR LEVANDO ATIVIDADES DESAFIADORA QUE POSSA DESPERTAR A CURIOSIDADE DE NOVAS DESCOBERTAS.sIM. nA ELABORAÇÃO DOS PROJETOS DE FEIRA DE CIENCIAS.(FLAC).
Ivanira Fernandes
ResponderExcluir06-São coletivas,ora por área,ora todos do grupo,dessa forma são vistos os pontos positivos e negativos para que possamos melhorar nossa prática docente.Cada professor expõem suas experiencias,introduzimos o que repassado em sala com o intuito de verificarmos se tais práticas são validas.sim,as feiras de ciencias.
R-6 ANILTON
ResponderExcluirSão coletivos por área e tem vez que são todas as áreas juntas,dessa forma são vistos os pontos positivos e negativos para que possamos melhorar nossas práticas em sala.Cada professor expõem suas experiências , dificuldades e introduzimos o que é repassado em sala para verificarmos se tais práticas são validas e quando um esta com dificultades em sala seja com comportamento do aluno ou com o conteúdo pede ajuda ao colega.
Sim já planejei com alunos dando e recebendo ideias e foi um momento muito proveitoso
Clêrtina Castro.
ResponderExcluir6-O Planejamento e as avaliações são momentos ricos para reflexão sobre nossas práticas, e etapas fundamentais para uma boa gestão. Em sua escola, os planejamentos das atividades pedagógicas são coletivos?
Sim, pois é realizado por área do conhecimento, onde é discutido os coteúdos a serem trabalhados,a elaboração das avaliações e sempre acontecendo a troca de experiência entre todos.
06:Os planejamentos e outros eventos são realizados de forma coletiva,pois dessa forma podemos ver os pontos positivos e negativos.
ResponderExcluir06 - Jucicleide
ResponderExcluirNossos planejamentos são de forma coletiva ,sempre buscamos dividir nossas experiências vividas em sala de aula ,avaliamos os pontos positvos e negativos ,visando sempre o melhor para a aprendizagem de nossos educandos .
06- Catarina
ResponderExcluirSim. As tomadas de decisões são coletivas. envolvendo colegiados , conselhos e professores. Dessa forma fomenta uma gestão democrática e participativa.
06- Catarina
ResponderExcluirA Escola Tomé Gomes na qual leciono, os planejamentos tem um foco voltado para a aprendizagem do aluno. Cada professor expõe suas experiências de sala de aula.
Sim. Na elaboração de Projetos de Feira de Ciências.(FLAC)