Professor Protagonista
Artigo de Luca Rischbieter, sobre conferência apresentada nos Seminários SM de Educação, realizados em abril de 2011 nas cidades de Vitória (ES), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e São Luís (MA).
Nos últimos anos, o tema de protagonismo vem se tornando conhecido dos educadores, quase sempre associado a um conjunto de atitudes e valores dos jovens que deve ser reconhecido e estimulado no âmbito da ação pedagógica.
Ser protagonista implica em desenvolver uma visão crítica sobre a realidade, atuar proativamente, empreender, formular projetos de vida, reconhecer-se como voz ativa na sociedade e saber que é possível transformar o mundo.
Mas, o protagonismo não é uma postura a ser buscada apenas por adolescentes. Ao contrário, cada vez mais o desenvolvimento da educação nos mostra que precisamos de professores protagonistas. Não no sentido do dicionário, ou seja, daquele que ocupa o lugar principal.
Professores protagonistas não são os que estão no centro do palco, mas os que se posicionam como líderes do processo pedagógico, que focam seu trabalho na efetiva aprendizagem do aluno e não se prendem às limitações externas para alcançar seus objetivos. Isso significa, também, desenvolver propostas didáticas diferenciadas, que fogem da rotina, surpreendem, desestabilizam e levam aos alunos a novos patamares de desenvolvimento.
Abaixo, sem lançar mão de receitas que são frágeis frente à complexidade dos contextos em que os educadores atuam, proponho 4 ideias para que os professores protagonistas possam inspirar-se através de suas respostas e contextualização. – sempre mais.
resposta 03 - Rubens Travassos
ResponderExcluirEsse mundo que esta fora dos muros da escola, deve ser visto como um dos parceiros no processo de tornar o aluno, autor de projetos importantes em sua vida, pela participação que oferece e como importante nas respostas que da,
2-(Elizângela)-Acredito que o diálogo é fundamental,pois poderemos perceber as ideias de cada um,aprender a respeitá-las.Vivemos em uma sociedade em que as pessoas,muitas vezes usam da violência,da ignorância para resolver problemas,então é papel da escola,do professor promover momentos de diálogo nas tomadas de decisões assim estamos dando exemplo de protagonismo.
ResponderExcluirResposta 3 - Jackson Rocha
ResponderExcluirSim, devemos estar sempre revendo nossos conceitos em relação às nossas metodologias e uma forma de inovar em sala de aula seria trabalhar a realidade em que vivemos, trazendo para dentro da escola experiências de vida que deram certo lá fora, trabalhando com os alunos o nosso conhecimento de mundo de forma a tornar o aprendizado mais interessante.
resposta 04 - Rubens Travassos
ResponderExcluirConcordo,e antes de teme-las deverá sim aprofundar-se em seu conhecimento, para atuarem em parceria nesse trabalho de estímulo dos jovens, ja que essse atividade que poderá ser extremamente produtiva, o atrai tanto.
2 - (Itelvan Gomes)
ResponderExcluirAcredito que o profesor que incentiva seus alunos a dislógar entre si e atomar decisões coletivamente está sendo um excelente proficional, pois nosso alunos necessitam muito em aprender a trabalhar no coletivo, pois assim eles terão a oportunidades de ter um conhecimento mais abrangente.
Resposta -4 Jackson Rocha
ResponderExcluirProfessor protagonista é aquele que se compremete com o novo, e utilizar as tecnologias existentes como ferramenta no preocesso educacional é uma forma de inovar tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes, já que o campo tecnológico é de interesse de todos os jovens.
resposta 05 - Rubens Travassos
ResponderExcluirElaboraria com a ajuda dos alunos uma aula usando um grupo de Hip - Hop, e grupos de Funk, esplorando com eles a ideia de uma vida saldável fisica e socialmente.Finalizando com apresentações criadas pelos proprios alunos da turma.
1-( Iracilda)
ResponderExcluirOs jovens precisam sempre de um adulto para sevir de orientador, só podemos caminhar bem se tivermos humildade de saber ouvir o outro e de saber se colocar firmimente nossos argumentos e aceitações.
Resposta 5 Jackson Rocha
ResponderExcluirPedir aos alunos que estudem um determinado conteúdo,com tempo estipulado, após o momento de estudo esses alunos irão desempenhar a função de educador, expondo para os colegas o conteúdo que foi trabalhado,pedindo a participação dos colegas. Dessa forma os alunos assumirão por um dia o papel de educador, logo após o professor dará continuidade acrescentando aquilo que achar necessário.
4-(Iracilda Araújo)
ResponderExcluirComo professora do ensino médio as tecnologias ainda causa receio por não ter domínio igual a meu aluno mas isso não nos impede de apreder com eles. Precisamos melhorar, mas de apoio sobre estes recursos e de como fazer uso nas aulas.
3 - (Itelvan Gomes)
ResponderExcluirSim! nós professores devemos sempres estar revendo nossas metodologias, levando aulas inovadas e que envolva a realidade em que vivemos, pois assim iremos icentivar aos nossos alunos a quererem participar da aula, tornando esse momento o mais interessanrte e atrativo possivel em forma de debate e troca de experiências.
3(Elizângela)Acredito que toda ação desenvolvidas pelo professor deva ultrapassar os muros da sala de aula,da escola,pois se alunos aprendem na escola o respeito,a importância do diálogo,os conhecimentos dos conteúdos estaram mais preparados a vivenciar a realidade fora da escola,aprenderão a ser protagonistas da sua própria identidade bem como da importancia do outro para a vida em sociedade.
ResponderExcluir5-( Iracilda Araújo)
ResponderExcluirOb_Expressar sentimentos.
Con-Eu sou assim e o que penso dos meus colegas.
Met.Levar os alunos para uma praça, realizar roda de conversas sobre o assunto e realizar brincadeiras de modo não se preocupar com o horário e relembrar coisas que passamos e realizamos na nossa vida escolar.
5-(Iracilda Araújo)
ResponderExcluirObj-conhecer o musseu de são Paulo com a turma.
Cont_Fatos históricos do Brasil
Met-Dois dias de visitas ao musseu, anotações e outros registros, acompanhados do grupo gestor e outros,com direito a hotel e hospedágem.Se possível realizar intrevistas com escritores.Esta aula é pra não esquecer!
5 - (Itelva Gomes)
ResponderExcluirIniciar aula com a leitura do texto "Afiando o Machado", após a leitura pedir que os alunos socializem o mesmo.
Pedir que os alunos façam um estudo em grupos sobre "A década de 1930", sendo que o profesor irá estipular um determinado tempo para que os alunos possam fazer uma mesa redonda em que cada grupo apresentará seu estudo de uma forma bem dinâmica e usando sua criatividade, se possivel em forma de dramatização. Nesse dia o profesor só irá assistir as apresentações dos grupos, mas não impede que o mesmo faça algumas intervenções se preciso for.
5(Elizângela)Metodologia:inicialmente será discutido sobre o tema ROMANCE INDIANISTA utilizando o livro deidático,em seguida os alunos serão divididos em grupo,cada um será responsável por uma atividade:1-leitura de um paradidático,2-leitura de um livro com informações sobre a construção do teatro José de alencar3-Estudo sobre vida e obra do escritor José de Alencar 4-Formação do grupo de teatro-tema IRACEMA A VIRGEM DOS LÁBIOS DE MEL(ELES ENSAIARAM POR 2 MESES)5-Postagem das ações nas redes sociais.Culminância -ida a casa de José de Alencar e apresentação da peça para a comunidade paramotience e demaisCONVIDADOS.
ResponderExcluirQUESTÃO 03.
ResponderExcluirEVANDA QUINTO.
Sim. corteza professor protagonista está sempre preoculpado com a aprendizagem do aluno, porque o mesmo não quer aparecer, mas quer que seu trabalho seja reconhecido.
Ivanira Fernandes
ResponderExcluirQuestão 02
sim,pois como educadores que somos devemos incentivar a autonomia do aluno,a criticidade para que se tornem pessoas atuantes diante dos desafios da sociedade.
Ivanira Fernandes
ResponderExcluirQuestão 03
Sim,pois o professor protagonista é um facilitador do ensino- aprendizagem,preocupando-se com a aprendizagem do aluno,e quando a aprendizagem acontece consequentemente o seu trabalho torna-se reconhecido.
Evanda Quinto.- MATEMATICA
ResponderExcluirMETODOLOGIA:
Uma aula que chama atenção do aluno e trabalhar o assunto estudado em matematica ou outras disciplinas com o auxilio de jogos. porque da oportunidade do educando criar e construir seu proprio conhecimento, sendo capaz de relacionar a matematica com o seu dia - a - dia.
Ivanira Fernandes
ResponderExcluirDisciplina;Matemática
METODOLOGIA:
Uma aula que chama atenção do aluno e trabalhar o assunto estudado em matematica ou outras disciplinas com o auxilio de jogos. porque da oportunidade do educando criar e construir seu proprio conhecimento, sendo capaz de relacionar a matematica com o seu dia - a - dia.
PROTAGONISTA é o(a) professor(a) que sabe que existe um mundo fora dos muros da escola e que também leva isso em conta ao pensar suas práticas?
ResponderExcluirAna Suely
Ao elaborar um projeto ou até mesmo uma aula, o professor tem que levar em consideração o mundo que o cerca. Não adianta devorar um livro inteiro de conteúdos teóricos se ele não tem uma prática social.
resposta 3. Anilton.
ResponderExcluirToda ação desenvolvidas pelo professor deve ultrapassar os muros da sala de aula,da escola,pois tem que ser trabalhada com intuito de preparar o aluno para o mundo, que esse trabalho tenha efeitos positivos na vivencia do aluno e no seu dia-a-dia. Se alunos aprendem na escola o respeito,a importância do diálogo,os conhecimentos dos conteúdos estaram mais preparados a vivenciar a realidade fora da escola,aprenderão a ser protagonistas da sua própria identidade bem como da importancia do outro para a vida em sociedade.
Clêrtiana Castro.
ResponderExcluirPROTAGONISTA é o(a) professor(a) que incentiva seus
estudantes a dialogar entre si, a tomar decisões e a criar regras coletivamente.
Concerteza, pois o educador tem que estar sempre dialogando,trocando idéias, para que a aula possa se tornar mais produtiva,assim os educandos se tornarão seres mais ativos e participativos.
P 03: Sim, o professor protagonista precisar está sempre preocupado com aprendizagem do aluno.
ResponderExcluirR-3- Jucicleide
ResponderExcluirNós educadores precisamos ter consciência que estamos preparando nossos educandos não só para conviver dentro da escola , mas sim para a vida .onde eles terão livre arbítrio para fazer suas escolhas , neste momento nós entraremos como mediadores ,colaborando e conscientizando- os qual o melhor caminho a seguir .
ANILTON.
ResponderExcluirMETODOLOGIA:
Uma aula que chamem atenção do aluno, se for trabalhar aulas de Filosofia; usar videos, revistas e acrescentar também pessoas. Levando os alunos para uma praça pública; onde podemos observar diversos tipos de pessoas e trabalhar diversos temas observando o comportamento, ações que pareçam ir realizar, cultura, étcas, modo de falar, vestir,como andar e etc.E depois fazer questionamentos do que foi observado por cada um. Nós também somos capazses de fazer leitura de pessoas como fazemos com os livros é usar nossa criatividade e as dos alunos.
Ana Suely
ResponderExcluir5-PROTAGONISTA é o(a) professor(a) que cria novas aulas contextualizadas e que faz do jovem um protagonista? Elabore u plano inusitado, surreal que poderia ser uma aula bem diferente e dinâmica.
Gostaria de relatar como incentivei meus alaunos do 2º Ano B a desenvolver um projeto sobre a terceira idade.
Inicialmente, mostrei alguns vídeos sobre como os idosos são vistos pela sociedade e como eles se sentem diante dessa situação.
Em seguida, na mesma aula, mostrei o projeto que eu havia criado e perguntei se eles gostariam de desenvolvê-lo. O entusiasmo foi imediato.
Nas aulas seguintes, realizamos algumas atividades que já estavam no projeto e decidimos quais outras poderiam ser incluídas.
Os alunos fizeram pesquisas sobre o Estatuto do Idoso, fizeram entrevistas com a idosa mais velha de Paramoti e, recentemente, arrecadaram alimentos para que fossem doados ao Lar dos Idosos São José em Canindé. No dia 21/08, fomos todos àquela instituição para que houvesse uma interação entre os alunos e os idosos que alí vivem. Na ocasião, trocaram experiências, dançaram, cantaram e gravaram alguns depoimentos dos idosos sobre como se sentiam em viver longe de suas famílias.
Na aula seguinte, os alunos relataram como se sentiram com essa experiência. Foi aí que tive a certeza de que eles estavam cada vez mais motivados para continuar com o projeto. Alguns até choraram emocionados com o que viram e ouviram.
O mais importante de tudo isso é a lição de vida que ficou para esses jovens.
Esse é um exemplo de protagonismo juvenil.
Clêrtiana Castro.
ResponderExcluirNa aŕea de Ciências Humanas, é importante que se desenvolva uma aula bem criativa, dinamizada, utilizando métodos que despertem o interesse dos educandos pelo o assunto abordado, como por exemplo: palestras, teatro, pesquisas em Internet, trabalhos em grupos, enfim algo que torne a aula bastante proveitosa e que no final os objetivos possam ser atigidos com êxito.
Questão 05:Rosane.Aula que chame atenção do aluno,estudando o assunto em grupo e pedir para apresentar de forma que os agrade como:dramatização,aula expositiva através da tecnologia usando vídeos,assim tornando mais atrativa as aulas.
ResponderExcluir5 - Jucicleide
ResponderExcluirCont : Eu e meu município .
Trabalhar a história de Paramoti , através de gincanas , resgatando a cultura local em todos os campos , culturais , econômicos e sociais . execução do hino do município e entrevistas com pessoa importantes para nossa história .
Exposição do acervo para a toda comunidade escolar na própria escola .